Projeto de barreiras/blindagem para sala de RX Panorâmico
Projeto de barreiras/blindagem para sala de RX Panorâmico

Projeto de barreiras/blindagem para sala de RX Panorâmico

O licenciamento de um serviço de radiodiagnóstico segue o seguinte processo:
• Aprovação, sob os aspectos de proteção radiológica, do projeto básico de construção das instalações.
• Emissão do alvará de funcionamento.

Descrição: Projeto de barreiras/blindagem para sala de RX Panorâmico

A aprovação de projeto está condicionada à análise e parecer favorável sobre os seguintes documentos:
• Projeto básico de arquitetura das instalações e áreas adjacentes, conforme Resolução RDC50 do Ministério da Saúde ou outra que venha a substituí-la, incluindo:
- planta baixa e cortes relevantes apresentando o leiaute das salas de raios-x e salas de controle, posicionamento dos equipamentos, painel de controle, visores, limites de deslocamento do tubo, janelas, mesa de exame, "bucky" vertical e mobiliário relevante;
- classificação das áreas do serviço indicando os fatores de uso e os fatores de ocupação das vizinhanças de cada instalação;
- descrição técnica das blindagens (portas, paredes, piso, teto, etc.) incluindo material utilizado, espessura e densidade.
- Relação dos equipamentos de raios-x diagnósticos (incluindo fabricante, modelo, mA e kVp máximas), componentes e acessórios, previstos para as instalações.
- Relação dos exames a serem praticados, com estimativa da carga de trabalho semanal máxima, considerando uma previsão de operação de cada instalação por, no mínimo, 5 anos.
- Planilha de cálculo de blindagem assinada por um especialista em física de radiodiagnóstico, ou certificação equivalente, reconhecida pelo Ministério da Saúde.

Nossos profissionais possuem certificações para a prática dos serviços retro mencionados, emitida por órgão de reconhecida competência CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear e ABFM - Associação Brasileira de Física Médica.

Produtos relacionados